Filme The Rider

Sat 21 July 2018
By Brad

Tudo que você precisa saber sobre o filme The Rider.

"The Rider" tem uma sensação infalível para o seu assunto, um jovem cowboy lutando contra seu destino no oeste americano. Isso é ainda mais notável porque este belo filme foi escrito e dirigido por Chloé Zhao, uma mulher chinesa nascida em Pequim.

O cenário é a Reserva Indígena Pine Ridge em Dakota do Sul. O piloto do título, Brady Blackburn, é interpretado por Brady Jandreau. 

O personagem é uma versão fictícia do ator não profissional - ele é um caubói e treinador de cavalos Lakota que teve uma carreira promissora no circuito de rodeio até que um bronco o expulsou, pisou em sua cabeça e o deixou com uma lesão cerebral traumática que exigiu um placa de metal em seu crânio.

Chloe Zhao lançou seu filme inteiramente com não-profissionais, membros da família e amigos de Brady, incluindo sua irmãzinha, Lilly, que tem Síndrome de Asperger, e sua amiga mais próxima, Lane Scott. 

Lane é um ex-piloto de rodeio que sofreu uma lesão catastrófica e permanece em uma clínica de reabilitação, paralisada e muda.

Os médicos de Brady avisaram que ele nunca deve voltar a montar, quanto mais competir nos rodeios que ele ama. Seu corpo confirma o perigo com convulsões esporádicas, com dor que o mantém estourando pílulas e uma mão direita que ele não pode abrir sem abrir os dedos com a mão esquerda. 

A condição de Lane é outro forte lembrete de quem Brady poderia se tornar se ele se machucasse novamente, mas ele não pode viver com seu senso de quem ele é agora, um homem despojado das conquistas mais orgulhosas que definiram sua masculinidade.

O orgulho masculino não é o único assunto de um filme que levanta problemas habilmente sem nomeá-los. "The Rider" aborda as restrições econômicas da vida de Brady e o lugar cada vez menor dos cowboys na cultura moderna. Mas a principal preocupação do filme é o orgulho de Brady - em quem ele era e deveria ser. E essa mão que ele não pode abrir se torna um símbolo da escolha que o confronta. Quanto de sua vida anterior ele pode deixar ir?

É raro ser tão afetado por um herói de cinema com tão poucas palavras e tão vívidas. Sentado ao redor de uma fogueira sob um céu noturno com um grupo de amigos, Brady relembra seus dias de cavalgada: “Aprendi muito estando em suas costas, olhando para as orelhas.”

E os amigos de Brady oferecem uma oração Lakota pelos caídos.

As melhores partes do filme, porém, são as mais tranquilas nas quais as imagens contam a maior parte do conto. Observando Brady enquanto observa um rodeio, sua expressão aparentemente plácida mascarando sua excitação, é difícil acreditar que ele resistirá à tentação, e mais difícil pensar no que pode acontecer se não o fizer.

Trailer:

Pages

Categories

Tags